• advocaciafrank

DOENÇAS QUE NÃO EXIGEM CARÊNCIA PARA REQUERER AUXÍLIO DOENÇA

Atualizado: 7 de mar.

O auxílio-doença é um benefício previdenciário para todo o segurado que esteja temporariamente impossibilitado de realizar seu trabalho por motivo de doença ou acidente de qualquer natureza.


Para ter direito ao auxílio doença, não basta apenas estar doente, é necessário cumprir alguns requisitos, como por exemplo, possuir qualidade de segurado, ou seja, um período de carência de no mínimo 12 meses.


Contudo, existem doenças graves que dão direito ao auxílio doença sem necessidade da carência. Confira quais são as 14 doenças:


· Tuberculose ativa;

· Hanseníase;

· Alienação mental;

· Neoplasia maligna;

· Cegueira;

· Paralisia irreversível e incapacitante;

· Cardiopatia grave;

· Doença de Parkinson;

· Espondiloartrose anquilosante;

· Nefropatia grave;

· Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);

· Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS;

· Contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada; e

· Hepatopatia grave.

Mas atenção, Apenas ter alguma dessas doenças não lhe dá direito ao benefício, pois necessário comprovar a incapacidade através de documentação médica e, ainda cumprir o requisito da qualidade de segurado.


Portanto, agende uma conversa com seu advogado e entenda melhor e mais detalhadamente todas as questões referente a essa matéria.


Frank da Silva

Advogado

OAB/SC 14973

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Revisão chamada da Vida Inteira ou Vida Toda é uma forma de revisão do benefício previdenciário que leva em conta todo período contributivo do segurado, ou seja, visa incluir todas as contribuições

A Revisão de aposentadoria com base no exercício de atividades concomitantes fundamenta-se pelo fato de o segurado ter exercido – antes de se aposentar – trabalhos/atividades em mais de um local no me